Laman

Rabu, 28 Desember 2016

Dongeng ciung wanara bahasa Portugis

Dongeng ciung wanara bahasa Portugis


Há muito tempo no oeste de Java havia um reino chamado Galuh. O governante era o Rei Barma Wijaya Kusuma. Ele tinha duas esposas - Pohaci Naganingrum e Dewi Pangreyep. Naquela época, ambos estavam grávidos. O rei estava muito feliz quando Dewi Pangreyep deu à luz um menino. O rei o nomeou Hariang Banga. Ele era um rapaz bonito.

Vários meses depois Pohaci Naganingrum também deu à luz. Dewi Pangreyep a ajudou durante o processo de nascimento, mas ela tinha um plano maligno. Ela preparou um cãozinho e deu-o para Pohaci. Então ela colocou o bebê em uma caixa e mandou-o para um rio. Lengser, o homem que recebeu a ordem de jogar o bebê em um rio, colocá-lo em uma caixa segura e deu um ovo. Entretanto, Dewi Pangreyep relatou ao rei que Pohaci deu à luz um cãozinho.

- Oh, Majestade, Pohaci é uma mulher má. Ontem à noite deu o nascimento mas seu bebê é um cão! Eles são pecadores. Deus os punira. Isto é uma vergonha para Sua Majestade o Rei e todo o reino "

O rei ficou chocado e muito zangado ao ouvir isso. Ele pensou que era uma vergonha para a família real. Então ele ordenou que seu soldado matasse Pohaci e o bebê.

Lengser, que tinha de cumprir a ordem, não se atreveu a fazê-lo. Em vez disso, salvou Pohaci. Então Pohaci viveu em uma aldeia remota.

Enquanto isso, numa aldeia perto do rio vivia um casal de marido e mulher. Aki Balangantran viveu com sua esposa Nini Balangantran. Vários anos se passaram após o casamento, mas ainda não tinham filhos. Dia e noite oraram a Deus para pedir filhos. Uma noite, Nini estava sonhando que viu uma lua cheia. Aki interpretou o sonho de que receberiam provisão de Deus. Na manhã seguinte Aki foi a um rio com sua rede para pescar. De repente algo chamou sua atenção. No meio do rio havia uma caixa de madeira flutuando na água. Então ele a agarrou. Ele ficou chocado quando viu um bebê dentro dele. Ele trouxe o bebê para casa e deu-lhe um nome de Ciung Wanara. No idioma sundanês, Ciung significa pássaro e Wanara significa macaco. Eles ficaram muito felizes porque não tinham filhos.

Vários anos mais tarde Ciung Wanara cresceu para ser um menino bonito e inteligente. O ovo se tornou um galo. Ciung adorava a luta de galo. Ele foi por toda parte para jogar o jogo de luta do galo. Seu pau era tão rápido e forte que ganhou todas as suas lutas. Logo ele e seu pau tornaram-se famosos em Galuh. Todos os conheciam.

Então o rei de Galuh, que tinha muitos galos e também amou a luta de galo, ouviu a notícia. Então ordenou a Lengser, seu fiel assistente, que encontrasse o menino. Quando Lengser chegou à casa de Ciung, ficou surpreso ao ver a caixa. Ele percebeu que era a caixa que jogou no rio alguns anos antes. Quando perguntou ao pai de Ciung, ele tinha certeza de que Ciung era filho do rei de Pohaci Naganingrum. Naquela época ele queria fazer uma boa ação para Ciung. Então ele disse a Ciung que o rei o convidou para o palácio para uma luta de galo. Ele também disse ao ciung para pedir o reino se o seu galo vencer a luta. Ciung concordou, então eles foram ao palácio imediatamente.

Mais tarde, no palácio de Galuh, Ciung disse ao rei que ele tinha uma condição para a luta de galo. Se seu galo vence, ele quer que o rei lhe dê seu reino. Se ele seu pau solto, então ele vai dar a sua cabeça. O rei concordou porque ele tinha certeza de que seu pau ganharia. Então em uma luta feroz o galo de Ciung ganhou a luta. Todos ficaram surpresos. O rei não tinha escolha. Ele teve que manter suas palavras e dar seu reino a ciung Wanara. Então Lengser disse ao rei que o ciung era realmente hing próprio filho de Pohaci naganingrum. Ele revelou a ação perversa Dewi Pangreyep.

O rei ficou chocado e muito zangado. Ele ordenou que seus soldados prendessem e punissem Dewi Pangreyep. Este evento fez Prince Hariang Banga ficou muito irritado. Rapidamente atacou Ciung Wanara. Finalmente, o rei decidiu dividir seu reino em duas partes. A fronteira era o rio Cipamali. O oeste do rio foi dado a Hariang Banga enquanto Ciung Wanara governou a parte oriental do reino.

Artikel ini dipersembahkan oleh ;

Ace maxs di apotik

Tidak ada komentar:

Posting Komentar